segunda-feira, 6 de agosto de 2012

67 anos depois do terror em Hiroshima

Hoje, dia 6/08/2012 se completam 67 anos após a bomba que os EUA lançou em Hiroshima, no dia 6/08/1945 na Segunda Guerra Mundial, no dia 15/08/1945 o Japão se rende. Foram mais de 700 mil mortes


Hoje parentes, representantes do governo e autoridades estrangeiras compareceram á cerimônia no Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Lanternas de papel foram acessas no Rio Mototasu, Hiroshima. Ás 8:15 [Japão] eles fizeram um minuto de silêncio para as vítimas da bomba




Mesmo tendo se passado 67 anos após a bomba, muitos japoneses ainda estão traumatizados com o ocorrido. Poucos foram os que conseguiram sobreviver



Hoje/Antes

Os japoneses que sofreram perdas e passaram pelas terríveis experiências do "Gembaku" (explosão da bomba atômica) juntam forças, espalhados pelo mundo todo, a fim de levantar uma única bandeira: a bandeira da paz.

“Quando a bomba explodiu, eu tinha 21 anos e era um soldado da polícia de Hiroshima. Estava a 1.300 metros do epicentro da explosão. Se meu uniforme fosse feito de um tecido menos resistente, teria morrido queimado. As lembranças que tenho daquele dia são horríveis. Pessoas com os cabelos queimados e as peles penduradas pelos dedos, agonizando de dor, pulavam no rio para tentar aliviar as queimaduras. Só que acabavam morrendo afogadas. Depois de certo tempo, o rio estava coberto por cadáveres. Muitos corpos também foram encontrados nos tanques de água da cidade, que serviam para apagar os incêndios causados pelos bombardeios. O cheiro era insuportável. Todos gritavam. Um colega meu, que esteve nos escombros do epicentro da bomba à procura de seus pais, disse que chegou um ponto onde não havia onde pisar, senão em cadáveres." Diz Takashi Morita, um dos sobreviventes da bomba. [ele já faleceu, mas não achei o dia]

O último sobrevivente da bomba, faleceu em 2010 ~ Tsutomu Yamaguchi, faleceu aos 92 anos ele lutava contra um cancêr no estômago.
Yamaguchi estava em uma viagem a negócios em Hiroshima na manhã de 6 de agosto de 1945, quando a cidade sofreu o primeiro bombardeio atômico da história. Ferido e com queimaduras com o corpo, ele passou a noite em um hospital da cidade, e no dia seguinte voltou para procurar um melhor tratamento na cidade onde morava, Nagasaki. Em 9 de agosto, três dias depois, ele sofreu as consequências de um segundo bombardeio atômico, sobrevivendo novamente. Ele foi o ÚNICO sobrevivente das bombas.

Minha opinião sobre Yamaguchi ~ Meu Deus quando li isso, pensei um monte de coisas, isso foi realmente um enorme milagre! xD Acho que isso foi o destino, acho que naquele dia não foi o dia em que ele diria adeus ao mundo, acho que ele sobreviveu, simplesmente para que ele pudesse contar como foi o sofrimento das vítimas... Fazendo com que nós ficássemos sabendo de boa parte do ocorrido ^^v Pena que ele faleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário