segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Culinária ~ Onigiri

Oiii!!!
Por mais incrível que pareça eu estou conseguindo postar as coisas no blog *--* [que emoção >__<]
E como novidade, eu irei começar a colocar receitas de algumas das minhas comidas japonesas favoritas xD
Espero que gostem ^^v

Inicialmente irei começar com o onigiri, é muitooo fácil de fazer xD [óbvio né, não posso começar com algo complicado ¬¬'']. E acho que todo mundo que gosta do Japão já deve ter ouvido falar '-' por causa dos animes, filmes...
Para quem não sabe, onigiri é um bolinho de arroz [ATENÇÃO: só se usa o arroz JAPONÊS, pelo fato dele ser grudadinho ^^'']
O onigiri pode ter como recheios: o salmão [é o meu favorito =9], furikake [isso é por fora '-' ~ então não conta como recheio ^^'''], umeboxi [ameixa], camarão, frutos do mar, etc.

Ok, chega de falar né? xD Agora é mão na massa! [preciso criar uma frase nova para isso '-' acho que isso é muito clichê '-']

Ingredientes
450 g de arroz tipo japonês [eu costumo usar o arroz da marca momiji, mas isso é de preferencia de qualquer um ^^v]
500 ml de água,
5 cm de alga kombu (opcional).

A alga realça o sabor do onigiri e dá liga ao arroz.

Preparo
Arroz: Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira (isso vai permitir que ele hidrate lentamente). Transfira para uma panela de fundo espesso o arroz lavado, a água e a alga, e deixe em fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar assim por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar (ainda com a panela tampada) por mais 10 minutos. Pode-se utilizar também uma panela de pedra-sabão: o resultado é surpreendente. No caso da panela de pedra, o fogo deve ser forte nos primeiros 10 a 15 minutos (dependendo da sua espessura). Desligue e deixe tampado por 20 minutos. Não se esqueça de que, se o arroz for novo, deve-se reduzir a quantidade de água em 30 a 40 ml. Se o arroz estiver meio velho, coloque 1 colher (chá) de óleo neutro (canela, arroz, semente de uva): ele dará liga e brilho ao arroz ressecado.


Então; há várias formas de se fazer o onigiri tem o mais fácil que é usando uma forminha com formato triangular, ou de coração, ou de flor, ou retangular... [muito fofo isso xD] E tem a forma um pouco mais complicada, que necessita um pouco de delicadeza; que é usando as mãos para dar formas a ele.

Eu vou mostrar como faz o onigiri pela mão, porque é o mais tradicional do Japão ^^v, mas eu vou dizer no final a forma mais fácil ^^v


Então se você tiver MUITA paciência, você pode fazer rostinhos no seu onigiri, ou no onigiri do seu filho, sobrinho... >_<
É só cortar em forma de tiras, ou na forma que você quiser, mas bem fino e então colocar no arroz xD [ah e não se esqueça de molhar antes ^^v]
Ah é mesmo, na imagem lá em cima [onde mostra como fazer o onigiri] depois de pronto, você pode comer ele do jeito que tá, ou então você pode colocar nori [alga] xD


Agora eu vou colocar a imagem de algumas forminhas para se fazer um onigiri mais facilmente ^^v Onde você só deve colocar o arroz e então apertar ^^v e para tirar é só bater a forma na mão [só não vai bater muito forte '-']






Ah e para se colocar o recheio dentro do onigiri [a vá que é dentro ¬¬''] é só você colocar carinhosamente dentro [a vá ¬¬'']

Bom é isso ^^v, espero que tenham gostado xD [fiquei com vontade de comer onigiri xD ~ vou fazer um daqui a pouco xD]

Nenhum comentário:

Postar um comentário